terça-feira, 13 de novembro de 2012

Caixas de fósforos

Em novembro do ano passado, escrevi um texto sobre a chegada antecipada do natal, o consumismo exagerado e os brinquedos que realmente marcaram a minha infância. Entre eles, estavam as caixas de fósforos que minha avó de Porto Alegre guardava para os netos montarem trens, cidades e o que mais pudessem imaginar. Passei anos brincando com essas caixas.

Ao ler o texto, emocionada, minha querida avó imediamente recomeçou a colecionar caixas de fósforos, para quando os bisnetos fossem visitá-la, inclusive o Tom Tom.

Coincidentemente, cerca de um ano depois da publicação do texto tenho a primeira oportunidade de levar o Antonio ao Rio Grande do Sul, junto com meus sobrinhos, primos dele, para visitar a bisa. Estavam lá não só as caixas de fósforos, como outros diversos brinquedos antigos que acompanharam a nossa família por quatro gerações.

No mesmo lugar que me divertia na infância, vi meu filho e meus sobrinhos repetirem a farra que meus primos e eu vivíamos há 20 anos. Pude sentir toda a alegria da minha avó. Pude entender porque recordo com tanta saudade daqueles tempos. Fiquei imensamente satisfeito por ter atravessado metade do país neste final de semana. Os olhos do Antonio e dos meus sobrinhos naquele dia disseram tudo. Felicidade é coisa simples. E relativamente fácil de encontrar.




Se quiser ler o texto do ano passado, clique aqui:
Toys R Us

16 comentários:

  1. E mais, além de ser simples ela está dentro de nós.

    Hoje, eu também vivencio um dia feliz. Primeiro ao ler tua crônica, segundo porque a Penha, minha querida cozinheira, no almoço, me fez arroz basmate com bastante, eu disse bastante, alho e pimenta e terceiro porque à noite comerei uma comida que tenho paixão: carne moída com pimentão, feita pela minha tia, outra cozinheira de mão cheia.

    Bjs.

    Mãe

    ResponderExcluir
  2. Fábio, saudade de vir aqui.

    Que delícia esse seu texto. Que delícia essa foto do Tom Tom. Coisa maravilhosa ter essas lembranças e poder revisitá-las com teu filho.

    Dia 3/12 tô em Brasília, fico até dia 6. Quero vê-los. Posso?

    Beijo aos Ludwig.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos te esperando. Reserve o dia 4 ou 5 à noite. Pode ser?

      Excluir
    2. Ainda não recebi a programação da Conferência e também ainda não sei onde a delegação de SC ficará, mas creio que poderá ser dia 4 ou 5 à noite. =)
      Bj

      Excluir
    3. Confirmo a minha presença em um desses dias também : )
      Beijos e inté!

      Excluir
  3. Coisas tão simples, mas que marcam um vida!!! Adorei o texto e adorei mais ainda ver a carinha de felicidade do Antonio. E como ele cresceu hein?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades de você por aqui, Cléo. Cresceu. Muito. E está um chumbo de tão pesado. Hoje estamos indo para a praia. Mais fotos em breve. bj

      Excluir
  4. Ótimo feriado, divirtam-se bastante. Vou aguardar as fotos, bjs em vcs!!!

    ResponderExcluir
  5. Fabinho o Antônio ta enorme e pela foto é só felicidade!!!Me emocionei, e logo lembrei aquela sala cheia de vcês pequenos brincando com as caixas de fosforo da Vó Ariett. Saudades!!!

    ResponderExcluir
  6. Oie Fabio!Nossa como Antônio está grande,e com uma carinha de felicidade!!Veio visitar o sul,é gaúcho tbm?bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou gaúcho, sim, Aldrey. Toda a minha família. E gremista, importante ressaltar. rs

      Excluir
  7. Fabio, fiquei admirada de como o Antonio cresceu, está um mocinho lindo. Nossa, e como ele está feliz e sorridente. Caixas de fósforo, coisas tão simples e que fizeram a felicidade de tantas crianças.
    Bjs grande

    ResponderExcluir