segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pegue um bom jacaré

Verão é sinônimo de praia. E praia, para mim, é sinônimo de pegar jacaré.

Não que eu não aprecie o interminável cardápio de quitutes anunciado aos berros pelos ambulantes. Sou consumidor voraz de queijos, picolés e milhos de origem desconhecida e higiene questionável. Porém, mesmo na mais deserta das praias, onde se pode ouvir o mar em vez dos slogans do vendedor de empada, há um item que não pode faltar: uma onda, uma marola que seja, para pegar um bom jacaré.

Digo isso porque talvez alguns tenham sentido falta de um texto de Natal neste blog. Em um ano tão marcante, com tanto para refletir, havia material de sobra para uma mensagem especial no mais universal dos feriados cristãos, mesmo que não fosse segunda-feira. Porém tenho uma justificativa para minha ausência. É que 2011, para mim, tem sido como se eu estivesse em um imenso jacaré. Um jacaré de doze meses. E como inventei de pegar uma onda grande, acabei tomando um caixote bem no final.

Na semana passada, retornei de uma viagem e encontrei o Antonio com febre em casa. “Acho que é saudade do papai”, brincou a Ana, com aquela preocupação no olhar que já conheço bem. Foram 24 horas com temperatura acima de 38 graus. Os resultados dos exames de sangue e urina vieram bastante alterados. Quando percebemos, em plena semana anterior ao Natal, estávamos internados em um hospital.

Parêntesis para os fãs de House: o Antonio estava com uma infecção urinária importante, com suspeita de que tenha atingido os rins. Está sendo tratado com doses equestres de antibiótico, devidamente injetadas no bumbum. No início, passava de duas a três horas magoado após a espetada, fazendo um bico tão irresistível, que dava vontade de fotografar. Agora, experiente, grita apenas no momento da agulha, depois mia por uns minutos e volta a cair na gargalhada.

Com exceção dos bicos fofos, os dias de hospital foram um martírio. Ironicamente, naquela semana eu havia escrito algo sobre não querer voltar ao passado e, logo depois, tudo o que eu desejava era retornar aos momentos sem injeções, sem enfermeiras, sem dor. Ver meu filho sofrer novamente, nos mesmos moldes que vi nos seus primeiros meses de vida, serviu para me acordar. Criar um filho, especial ou não, é uma subida constante. O prêmio por um degrau vencido é outro degrau a esperar.

Tivemos alta na manhã da véspera de Natal. Iríamos poder passar o feriado com a nossa família, no calor de casa, o melhor presente que Papai Noel poderia providenciar. A medicação continuaria sendo feita em domicílio, até o Antonio conseguir mandar todas as bactérias embora. A febre também deu trégua. O sorriso do meu banguela voltou a dominar.

Aliviado, mas exaurido pelo susto e pela pouca maciez do sofá do hospital em que dormi por três noites, não tive forças para escrever um texto de Natal. Não seria justo nublar uma data tão querida com uma chuva que só atingiu o meu telhado.

Porém, assim como se pode tirar energia de lixo, consegui extrair algo de bom desses dias de internação. Vi minha mulher e eu lidando com as dúvidas e os medos com movimentos mais conscientes. Percebi que estamos mais confiantes, lutando com mais eficiência, tomando as decisões certas mais rapidamente. Em vez de aceitar as opiniões dos médicos passivamente, dialogamos com eles e tomamos as rédeas das decisões. Intervimos o tempo todo a favor do nosso filho. Exercitamos, literalmente, o que é ser responsável por alguém. E acredito que nos saímos bem.

O decorrer deste ano foi instável e borbulhoso, mas foi também inesquecível. Sem dúvida, foi a onda mais forte que a Ana e eu já pegamos. Ainda estamos meio tontos com o nosso caixote, ainda estamos com os corpos arranhados. Por um momento, deixamos todos ao nosso redor preocupados, mas felizmente conseguimos desafogar. E como crianças em um verão bom, já estamos nadando de volta para o fundo. O ano novo está chegando. Temos outro jacaré para pegar.

Um bom 2012 a todos.

Fábio, Ana e Antonio.

The Underwater Project, Mark Tipple - www.theunderwaterproject.com

34 comentários:

  1. Fabinho, meu "jacaré 2011" foi um caixote daqueles que a gente chega na areia engalfinhado na canela de um desconhecido e sem a parte de cima do biquini... Ou seja: tomara que em 2012 eu aprimore a técnica ou escolha ondas menores...
    Beijão pra você, Ana e Antonio. E um "swell"melhor pra todos nós...

    ResponderExcluir
  2. Manu, como bem disse Dolly, do Procurando Nemo: continue a nadar. rs. Bj. Um bom ano para você.

    ResponderExcluir
  3. Fabio, encontrei seu blog através de um comentário que a Erica Souza (que não conheço pessoalmente) fez numa postagem de uma amiga em comum no Facebook. E desde o dia 13 de dezembro (dia da postagem) venho acompanhando seu blog (e evidentemente varri suas publicações anteriores).
    Como muitos aqui, ainda não tinha tido coragem de fazer nenhum comentário, afinal não conheço nem mesmo a pessoa que me indicou o blog. rsrs
    Mas, em consonância com o primeiro texto seu que li (Antecipação) - acrescentando que não acredito em coincidências - por algum motivo desconhecido vim parar aqui. E seu comentário na publicação da semana passada, de que você fica feliz quando as pessos tomam coragem para comentar. Isso me impulsionou.
    Aqui estou para te dizer que sempre me emociono com seus textos, que além de lindos, são muito bem escritos.
    Sou mãe de duas meninas (a mais nova com quatro meses), e entendo perfeitamente seu amor incondicional e irrenunciável. É realmente o maior presente que podemos receber na vida. E pelo que tenho visto aqui, o Antonio não poderia ter tido a sorte de estar em melhores mãos. Você e a Ana são pais na melhor acepção da palavra, são maravilhosos. Meus parabéns! Só pais especiais tem filhos especiais. E todos aprendem com essa experiência!
    E o Antônio agarrou, segurou e não soltou mais seu coração, o da Ana, e de todos que venham a conhecê-lo, ainda que à distância, ou virtualmente. Quer coordenação motora fina melhor que essa?
    Espero que tenham tido um Natal de paz, amor e harmonia em família, e desejo que 2012 traga muitas realizações e progresso pra nosso pequeno Antônio. Que Deus o abençoe com muita saúde e luz.
    Um beijo grande aos três, Giovanna
    Ps: fica calmo que não serão todos os meus comentários grandes assim não. Esse fica pela apresentação! :0)

    ResponderExcluir
  4. Giovanna, repito: que bom que tomou coragem! E não se preocupe com o tamanho do comentário. Pode dizer o que - e o quanto - quiser. Um bj. E um ótimo ano para você e sua família também.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz,

    Tenho lido seus posts e tenho curtido bastante, inclusive me comovido com alguns deles. Além de escrever muito bem, você me impressiona pela maturidade com que trata os temas da sua vida, e me assusta pelo tanto que vejo que ainda tenho para crescer. A Ana e você são um exemplo.

    Força e, acima de tudo, muita paz e alegria em 2012.

    Abraço forte,
    Zelner

    ResponderExcluir
  6. Grande Zelner, que satisfação vê-lo por aqui. Todos nós temos muito a crescer. Só tô dividindo os que os caixotes estão me obrigando a aprender. Saúde e paz. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Fábio, começa com jacaré...em pouco tempo vcs estarão surfando nessa onda fantástica que é o exercício da paternidade/maternidade! Renata me transmitiu o abraço enviado. Outro grande pra vc e um beijo grande nessa buchecha gostosa do Antônio!

    ResponderExcluir
  8. Fábio,

    A vida tem dessas.. As vezes nos trata mal.. Ainda bem que passou e o Antonio esta bem!!
    Semana que vem vcs estarao por aqui? Vamos combinar de encontrar! Ve com a Ana o melhor dia! bj

    ResponderExcluir
  9. Edrisse, pelo menos metaforicamente vou aprender a surfar! Abraço

    ResponderExcluir
  10. Carol, estaremos em Brasília sim. Combinamos após o reveillon. Bj

    ResponderExcluir
  11. Oii Fábio!!! Eu leio seu blog, desde a publicação lá no "Assim como você", e fiquei estasiada com seus textos, só não comentei aqui, e aos poucos tô lendo o blog todo.. rsrrs Como seu filho também sou uma pessoa com deficiência e como todo ser humano, temos nossos medos, dores e falhas, mais com tempo, vc vai aprendendo a lidar com a própria deficiência... Seu filhote é lindo e tenho certeza que ele vai ser uma criança muito feliz!!! Obrigado pelo comentário no meu blog!! Abraço e Feliz Ano Novo para sua família!!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Tuigue. É uma alegria tê-la por aqui. Um bj

    ResponderExcluir
  13. Fábio,
    Posso dizer que eu te conheci há alguns anos atrás. Você ainda era o menino simpático que morava aqui em São Paulo, amigo de uma amiga minha...
    Foi uma grata surpresa saber que aquele menino bacana, que até então fazia parte da minha rede social, havia se tornado um homem admirável, pai de uma família linda.
    Fiquei muito feliz porque através do seu blog tive a oportunidade de te conhecer, de fato. O mesmo vale para o seu lindo Antonio!
    Obrigada por me emocionar a cada post!
    Deixo aqui meus votos sinceros de um 2012 repleto de muita paz, saúde e alegrias constantes a você e sua família. Estarei acompanhando vocês por aqui.
    Beijos, Dani.

    ResponderExcluir
  14. Dani, um 2012 com muita paz para você também. Bj

    ResponderExcluir
  15. Fabio, seu filho é lindo! Ler o seu blog é como passear por textos de grandes escritores que nos inspiram a cada palavra. Textos como os que você escreve nos fazem entender porque estamos aqui. Obrigada. Um abraço, Luciana.

    ResponderExcluir
  16. É tão bom ler o teu blog.
    Abraço na famiia.
    Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, Leandro. Abraço. Um bom 2012 pra vc tb.

    ResponderExcluir
  18. Fábio, que grande oportunidade de começar 2012 bem lendo o seu blog.
    Cheguei até ele através de minha namorada e estou extremamente feliz por tê-lo encontrado.
    Cada texto que você escreve é muito bem recheado de sentimentos e veracidade, o que faz com que as situações vividas se tornem aulas de AMOR E SUPERAÇÃO.
    Parabéns, pelo blog, pelas vitórias diárias e pela força que você e sua família possuem.
    Ah, assim como você também sou redator e posso afirmar que seus textos são show de bola, fácil comunicação, conteúdos diretos, simples, soltos e muito bem estruturados, parabéns também neste quesito.

    Sérgio Gaspar

    ResponderExcluir
  19. Tô "aviciada"! Tenho que bater ponto aqui toda semana! Obrigada por repartir conosco um um pouco de vocês, uma delícia viajar no seu texto! Feliz 2012 pra você, Ana e o lindo Antônio!

    ResponderExcluir
  20. Alguns jacarés incistem em nos pegar Fábio, mas como já dominamos a arte de dominá-los, fica fácil lidar com os mesmos.
    Pessoas maravilhosas e abençoadas como vocês, são capazes de contornar todos os jacarés do caminho.
    Desejo que a família fique bem e com esta vontade incondicional de lutar por dias melhores!
    Adorei seu texto novamente, mesmo que a situação dele tenha sido triste numa primeira análise...
    Beijos para o Antônio, Ana e você!

    ResponderExcluir
  21. Sérgio, muito obrigado. E um bom 2012 para você. Aguardo você e sua namorada às segundas por aqui. Abraço

    ResponderExcluir
  22. Ana Laura, tem vícios que não fazem mal, né. Obrigado por voltar todas as segundas. bj e um feliz 2012 também.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo (faltou uma assinatura para eu te responder), obrigado. Os textos são tristes em primeira análise mesmo, este último também. Mas sempre procuro passar o clima que reina em volta do Antonio, um clima que de triste não tem nada. Abraço e um feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  24. Isso mesmo, Fábio, continuem pegando suas ondas e recomeçando sempre e lembre-se de que "forte não é a onda que atinge a pedra, mas o rochedo que a ela resiste."
    Deus os proteja e Feliz Ano Novo, porque ele o tornará um novo homem a cada novo dia. abrs carinhosos.
    Valdenisia Matoso Macedo

    ResponderExcluir
  25. Um feliz Ano Novo para você também, Val. Um bj

    ResponderExcluir
  26. Fabio,

    Uma surpresa muito boa seu blog. Queria agradecer e dizer que me senti muito lisonjeado com o link para o 'não consigo ir embora de mim a pé'.
    Estranhezas aproximadas, deixo uma saudação com pretensão a aperto de mão.

    Saravá!
    Vitor

    ResponderExcluir
  27. Abraço Vitor. Vou revezando blogs que acho interessante ali. Dividindo com os amigos. O teu, encontrei num link do blog Para Francisco. Bom ano.

    ResponderExcluir
  28. Fábio, nada é perda, nada é de todo mal. De tudo extraimos uma lição e, quando chegamos à praia, percebemos que são os caixotes nos ensinam a nadar melhor.

    Acho que meu último texto no blog serve como constatação disso. Passa lá e, se puder, depois me diz o que achou.
    koisascomka.blogspot.com

    Feliz Ano Todo aos pais raros de um filho raro!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Kaká, vou acessar sim e deixo um recado lá. bj

    ResponderExcluir
  30. Olá Fábio!!! Demorei mas cheguei. Cheguei e me deparei c/ uma história que poderia ter sido escrita por mim. Eu e meu marido passamos por isso, foi praticamente igual. O mesmo diagnóstico, as mesmas injeções no bumbum, a continuação do tratamento em casa e as mesmas agonias. A diferença é que nosso filho Fabinho, na época tinha 5 meses e isso aconteceu no carnaval. Ficamos internados os 4 dias. Assim como nós, vc e a Ana souberam lidar c/ a situação. Como meu marido sempre fala, casar e ter filhos não é coisa p/ amador!!! Feliz ano novo p/ vc, Ana e Antonio

    ResponderExcluir
  31. Cléo, é impressionante como as experiências de ter um filho, seja ele especial ou não, são parecidas. Talvez por isso o blog esteja conseguindo chegar a tanta gente. Identificação. um bj. Que bom que voltou por aqui. Vi que se divertiu nas férias.

    ResponderExcluir
  32. Fala, bonito! Sumi um pouco, mas voltei. Legal saber que lidaram bem com este jacaré. Vocês poderiam ficar abatidos do tipo: "Poxa, ainda mais essa?", mas, na verdade, viram que essas coisas vão acontecer, afinal, ainda bem, o Antonio está aí vivíssimo! Pelo contrário, acho que por já terem pegados uns jacarés maiores, vocês já estão treinados para estes menores... Um abraço, meu amigo! Da Vila

    ResponderExcluir
  33. Confesso que espero engolir menos água em 2012. Abraço

    ResponderExcluir