segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mens sana in corpore sano


Se eu pudesse pedir um presente de aniversário, qualquer um, no momento eu escolheria uma porção de anticorpos menos baleados. Faz dez dias que eu luto praticamente em vão contra uma gripe inacreditavelmente persistente. Na última semana, coloquei antigripal para dentro feito pipoca. E o nariz continua entupido, a voz continua fanha, o ouvido continua tapado.

Não há dúvida de que a saúde do corpo é um reflexo da mente. E de que este maldito vírus só encontrou porta de entrada porque eu estava há semanas com a cabeça cheia de preocupação. Enquanto eu passava as noites acordado, meu sistema imunológico dormiu na guarita. A gripe não teve problema algum para pular o portão.

Antes que fiquem muito aflitos, não aconteceu nada que não vá passar. Apenas alguns trabalhos importantes, somados ao fato do Antonio ter feito uma cirurgia e ter ficado doente duas vezes no último mês, todas as ocasiões com algum tempo de internação. Por diversos dias, revezava meus turnos entre reuniões na empresa e o delicioso sofá de acompanhante no hospital. Passava em casa para tomar banho e trocar de roupa. Vida de publicitário. Vida de pai. Realmente não estou fazendo reclamação.

Entretanto, apesar do Antonio estar se recuperando bem e os trabalhos terem sido entregues, estes imprevistos me trouxeram sim um lamento: perdi uma série de eventos para os quais havia me programado. Deixei de ir a aniversários de pessoas queridas, não pude comparecer a eventos beneficentes que realmente gostaria de participar, cancelei uma viagem que havia planejado há meses, em que conheceria alguns leitores do blog, faria consultas com médicos e fisioterapeutas que poderiam ajudar o Antonio e reencontraria pessoas da família de quem estamos com muitas saudades.

Olhei para trás e fiz as contas. Faz um bom tempo que sou obrigado a cancelar quase todos os encontros que me proponho a realizar. Mês atípico, eu sei. Como todos dizem: “vai passar”. Na verdade, já está passando. Neste final de semana, apesar de assoar o nariz a cada meia hora, finalmente tirei dois dias inteiros para descansar.

Por isto, já que o dia do aniversário é um momento de pedidos, não tenho dúvidas que o meu desejo deste ano é saúde. Saúde para realizar meus sonhos profissionais, para cuidar do meu filho, para continuar caminhando ao lado da minha mulher, para viver o que a vida pode dar, pelo tempo que ela me der.

Saúde é o que preciso. Se pensar bem, ninguém precisa de muito mais.

Obrigado a todos que me cumprimentaram pelo dia de hoje.
Saúde a todos. Até semana que vem.

 

34 comentários:

  1. Fabinho, como diria minha mãe: "Saúde para você e os seus e para mim e os meus!!".
    Desapega do catarro (Ecaaaaa!!) e fica bom logo pra gente combinar aquele almoço que só adiamos...
    É pic... é pic... é hora... é hora... é hora... RáTimBum!!!

    P.S: Sempre tive uma dúvida: É PIC ou é BIG??? ahahaha

    ResponderExcluir
  2. Fábio, nem sempre as coisas acontecem como a gente quer ou como a gente planeja. Os imprevistos,infelizmente, tb acontecem, mas fé, energia e pensamentos positivos ajudam muito a sair dessa fase chata e sem graça. Vai firme, como vc mesmo disse, já está passando, que logo td volta ao normal.Saúde e sorte pra vc... ah, e pra tds nós tb, afinal quem não precisa desses 2 ítens importantíssimos na nossas vidas? Bj grande

    ResponderExcluir
  3. Aêêêêêêêêêêêêêêêêê! Um bolo de Coristina D com cobertura de Benegripe! Hehehehe ... Parabéns, velhinho! Daqui a pouco as coisas estão nos eixos! Abração! Da Vila

    ResponderExcluir
  4. Fabinho,
    Um dos melhores slogans que vi na vida é de uma médica que tratou de um problema buco-maxilar que tive em 2006, quando resolvi arrancar um maldito siso que estava me incomodando. Antes o tivesse deixado quieto. No consultório dela, abaixo do nome da clínica tinha os dizeres: "VIDA PLENA É VIDA SEM DOR". Achei perfeito, principalmente para a ocasião que eu me encontrava, há dois meses tomando dipirona como se fosse água, de hospital em hospital, sofrendo 24 horas por dia. Mas passou, graças a Deus. Tudo passa nessa vida, todas as dores têm dias contados, é ter paciência de esperar. Parabéns pelo seu aniversário, te desejo muita saúde, saúde, saúde e mais saúde. Para você, Antonio e Ana. Muita saúde pra vocês! Abraços. Reinaldo.

    ResponderExcluir
  5. Fórmula infalível: vitamina C e cama ! Te aguenta, véio. E bonitão ! Um ano a mais !

    Beijos.

    Mamys

    ResponderExcluir
  6. Parabens Fabio!!! Que bom que tivemos a honra da visita de vocês nesse fim de semana de tranquilidade! Conforme o seu desejo, muita SAUDE NESSE DIA E SEMPRE, paz, alegrias, conquistas! Andrea e Thiago

    ResponderExcluir
  7. Fábio, vc terá sim muita saúde p/ realizar tudo o que almeja, afinal tenho certeza que vc é muito mais forte do que essa gripe. Mostre isso p/ ela e vc vai ver como logo ela de larga!!! Bjs e mais uma vez, feliz aniversário, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Paciência Fábio . Com remédio dura duas semanas. Sem remédio dura 15 dias. Já está acabando. Parabéns para você e um ano de muita saúde. Um grande abraço. Mônica Leite.

    ResponderExcluir
  9. Flizam (porque já parece que te conheço!), comecei a ler seu blog a cerca de um mês, e aproveitando a deixa de ser seu aniversário, decidi fazer meu primeiro comentário!
    Parabéns! mas não apenas pela data comemorativa e mas também pelo excelente trabalho que você faz, pelas palavras motivadoras, por expor sua vida de tal forma que outras pessoas possam se identificar! Parabéns por ser o pai que seu filho precisa, tarefa nada fácil. Felicidades e MUITA saúde! :)

    ResponderExcluir
  10. Já falei, toma ibuprofeno!!! Pra mim é o que mais adianta! E parabéns pelo seu dia! Que fique registrado que só não te vi no dia de hoje porque agora vc, eternamente gripado, dorme com as galinhas!! Bjos, Nanda.

    ResponderExcluir
  11. Atrasado, mas ainda em tempo, feliz aniversário e saúde mental, físical, emocional pra aguentar o rojão!
    Abraço forte.
    Fred.

    ResponderExcluir
  12. Sonia, um pouco de sorte não faz mal mesmo. bjão

    ResponderExcluir
  13. Da Vila, Coristina D foi a base da minha alimentação nos últimos dias. Não adiantou muito. rs abraço

    ResponderExcluir
  14. Reinaldo, "vida plena é vida sem dor" merece um quadro. rs. abraço

    ResponderExcluir
  15. Deia, visitar amigos foi o único luxo que me permiti. Obrigado. bj

    ResponderExcluir
  16. Mônica, ô duas semanas que demoram pra passar. Mas vamos em frente. bj.

    ResponderExcluir
  17. Guilherme, obrigado pelos elogios. Obrigado por comentar. Os textos dão sim a sensação de que a gente "já se conhece". Sinto isso tb com pessoas que apenas deixam alguns comentários por aqui. Dividir faz isso com as pessoas: aproxima. Seja bem-vindo por aqui. Grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Nanda, já tô na desintoxicação. Larguei dos remédios e vou esperar passar. Tudo bem não termos nos visto. Aniversário segunda-feira é difícil mesmo. Depois comemoramos. bj

    ResponderExcluir
  19. Diz o aqui manjadíssimo PARABÉNS GAUDÉRIo (que sempre é puxado por um dos convidados em qualquer aniversário): PARABÉNS, PARABÉNS, SAÚDE, FELICIDADE!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patrícia. Que bom que tem voltado sempre por aqui.

      Excluir
  20. Parabens!!! Parabens!!! Muita saúde.... Realmente é tudo que precisamos. Se bem que um pouquinho de paciência, uma boa dose de sabedoria, mais um pouquinho de tolerância, muito amor e harmonia.... Não custa pedir e desejar. Tudo isso pra você, é o que desejo. Bjos. Emmanu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Emmanu. Não custa pedir e desejar mesmo. Bjão

      Excluir
  21. Fábio, de fato nem sempre as koisas saem como planejamos, mas essa é a vida real e esses somos nós: seres vulneráveis e impotentes diante de toda adversidade. Nessa data e sempre, desejo que todo o carinho dos teus leitores sirva como anticorpos pra que vc siga em frente e ontinue sendo esse pai incrível que vc é.

    Abração aos 3. Parabéééns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário no facebook acaba de fazer eu futucar, futucar e descobrir um jeito de responder embaixo de cada comentário. FINALMENTE. Não tenho mais nenhum motivo sério para migrar de plataforma de blog. Obrigado pelo comment. Bjão

      Excluir
  22. Olá Fábio, li de atacado as ultimas postagens.

    Por conta do preparativo para as feiras, e por conta de vários treinamentos fora da empresa.

    E fiquei profundamente agradecida pelo que li. Seus textos são um de uma riqueza de humanidade sadia que são um remédio para minha alma.
    Feliz Aniversário, tenha um novo ano de vida muito bem aventurado iluminado.
    A saúde de fato é um bem preciosíssimo.
    Recomendo uma medicação antroposófica que se for tomada por um prazo de 6 meses, ao longo do tempo irá evitar futuras gripes, resfriados, sem contraindicações: Infludo da Weleda.
    Ela leva em conta o stress e a queda imunológica.
    Quanto ao seu filho, as crianças e sua honestidade e curiiosidade sempre irão tecer comentários. Sobre tudo que colocam os olhos, as mãos, o nariz... Meu neto de 4 anos, está agora antenado nas diferenças entre as pessoas, mas acostumado com a vovó que está sempre mostrando filmes, fotos de crianças com deficiências, ele ainda não compreende os porquês, mas vai se acostumando com essas diferenças, as mesmas que existem entre os alimentos mais saborosos, os mais perfumados, os mais doces, ele vai aprendendo que a vida é uma mistura de possibilidades, e que tudo que há na vida é para o bem, embora haja seres humanos do mal. O grande questionamento dele é quem é do bem, quem é do mal.
    Tomara possamos ensinar crianças, adolescentes, jovens, que o bem é maior que riquezas, que estrelatos, que posses. Que o bem transcende e atende a todos.
    Que é o bem é justiça, honestidade, diversidade, igualdade, companheirismo, fraternidade, amor, afeto, tolerância, bondade. Esses são alguns dos bens que devemos acumular na vida.

    Eu também me sinto ferida com o comentário da criança, mas entendo que enquanto não houver uma campanha maciça para esclarecimento sobre a diversidade humana, sobre a inclusão, ainda teremos que esclarecer as crianças que nem todos são barbies, nem todos são robbies. E que há crianças e pessoas com vários biotipos que não são tão comuns no dia-dia.

    Abraço grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, queria tanto ter ido à Reatech para conhecê-la, mas você viu pelo próprio texto as razões que me impediram. Obrigado por este comentário, que merecia uma publicação por si só. Um bj.

      Excluir
  23. Que lindo o comentário acima! Minha mãe gostou tanto que resolveu dividir conosco por email. Parabéns, e viva o BEM!
    Fernanda Ludwig

    ResponderExcluir
  24. Atrasada modo on ... But anyway... Parafraseando Pedro Bial... "Saúde e paz, o resto a gente corre atrás"

    Abraços..

    ResponderExcluir