segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Chorume literário


Preocupado com o futuro e motivado por uma imortal esperança de organizar minha vida financeira de um jeito mais inteligente, decidi ler alguns livros de autoajuda sobre o tema.

Não assumo isso sem embaraço, já que autoajuda é aquela categoria que invariavelmente traz valores depreciativos ao seu leitor, seja ele um verdadeiro desesperado, seja ele apenas um curioso.

Assim como todo mundo, também sinto pena ao observar alguém tirando uma edição de “Como Fazer Amigos & Influenciar Pessoas” da prateleira. A mim, parece óbvio que a lição número 1 para se fazer um amigo deveria ser “não leia um livro cuja capa revele que você não tem nenhum.”

Porém, ao ter coragem de ler meus livros de autoajuda (juro que não são muitos) somente em ambientes privados, geralmente trancafiado no quarto, percebi algo bastante preocupante: precisar de ajuda é algo que envergonha as pessoas. E buscar ajuda – uma atitude louvável 100% das vezes – é visto, quase na mesma porcentagem, como fraqueza ou algo constrangedor.

Talvez o preconceito esteja em pagar por essa ajuda, já que um bom bate-papo com um amigo ou um familiar é um remédio largamente utilizado desde quando o homem parou de marretar mulheres na cabeça e começou a se comunicar. Porém, dentro de cada um de nós reside algum preconceito inexplicável com relação a ressarcir alguém ou adquirir algum produto que ofereça uma ajuda mais profissionalizada. Psicólogo é coisa de louco. Personal trainer é frescura de rico. Professor particular é pra burro. Site de namoro é pra quem não consegue comer ninguém. E a lista segue.

O problema é que, com medo de julgamento ou de virar chacota entre os amigos, ficamos em um limbo em que nem buscamos alguém que possa resolver a situação, nem adotamos uma atitude “faça você mesmo”, tão comum nos Estados Unidos, não por acaso, um dos países que mais cria best-sellers mundiais de autoajuda.

Independentemente das inúmeras promessas falsas estampadas nos títulos desses livros, e mesmo com a compreensível equiparação a chorume editorial – muitos, de fato, são terrivelmente escritos e traduzidos –, as imensas mesas sobre o tema na porta de cada livraria são um sinal inegável de algo importante: todos nós queremos algum tipo de ajuda. Na maioria das vezes, com soluções fáceis, sim. Muitas vezes amparados por teorias improváveis, sim. Cegos por ilusões e fantasias, sim. Mas queremos. E não há mal nenhum em pagar por ela, ainda mais se for um livro barato. Relaxe e goze. Se preciso, em 10 lições. 

Feita toda essa defesa, segue abaixo a lista de livros de autoajuda que pretendo escrever. Decidi seguir a primeira lição da minha atual leitura financeira: “faça seu dinheiro trabalhar por você”. Como bom publicitário, resolvi lançar essa campanha teaser, com custo zero, para ver se cola. Quem sabe alguém por aí se interesse por um dos títulos? Ou quem sabe um dia eu tome vergonha na cara e realmente arranje um bom tema para escrever.


  1. Como Prometer Textos para Segunda e Fazer com que as Pessoas Aceitem na Terça. Ou na Quarta.

  1. Crie Teses Semanais com Pensamentos Baseados em Nada

  1. Cozinha Criativa – Desculpas e Receitas para o Lanche da Meia-Noite

  1. 500 Coisas Mais Importantes do que Lavar a Louça

  1. Seja Feliz Dormindo – Lições Para Quem Ainda Não Tem Filhos

Aceitamos encomendas.


Dale Carnegie, autor de "Como Fazer Amigos & Influenciar Pessoas", pensando nos milhões que ganhou.

8 comentários:

  1. Livro de autoajuda: ajuda muito a quem escreve.

    ResponderExcluir
  2. Fábio,

    Sábias palavras: todos queremos (ou precisamos ?) de algum tipo de ajuda .

    Como tudo, nestes em especial, tem se que fazer uma bela triagem. Já li alguns que me ajudaram muito.

    Há gente boa e gente ruim escrevendo. Ponho fé no seu - mas os teus títulos elencados acima mais me pareceram livros para rir - os quais, certamente, tambpém, seriam de grande ajuda.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o que separa um livro bom de um ruim? Como fazer a triagem? Como saber quem é o gente boa e quem é o gente ruim? Estou lendo um livro de finanças relativamente ruim de um cara que ficou rico. E tem livros considerados bons escritos por pessoas que se mantiveram apenas seguras financeiramente. Quem está certo no que diz?

      Excluir
  3. Aguardo o lançamento dos títulos prometidos, com certeza será diversão garantida, além de alguma ajuda :)

    Andréa Biancovilli

    ResponderExcluir
  4. Ola Fabio!! Faz um tempao que lembro de vcs e da caminhada do Antonio, outro dia entrei no blog e vi o recado que vcs tinham deixado em 2011. Tanta coisa mudou, mas queria dar um update para vcs terem noticias! Agora moramos no EUA, Orlando. E deixamos tudo para atras no BR para tentar descobrir o que a pequena Clara (que agora tem 2 anos e meio) tinha. Finalmente conseguimos a confirmacao que e deficiencia de celula tronco, o hospital de Miami - Bascom Palmer tem nos acompanhado e no dia 10/2 temos o setimo exame sob sedacao, mas dessa vez sera com o especialista em celula tronco. Estamos chegando mais perto, com esperancas de boas noticias! Como esta o Antonio???

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, parabéns pelo filho, pelo amor incondicional e pelo Antonio. Voce é uma dessas pessoas que o divino poe (estou sem til, cedilha etc) o dedo e diz: "voce tem um coracao enorme". Bom, eu nao sei dizer se foi preconceito ou orgulho, mas esses livros não são o motor e motivo de minhas leituras. Tentei, juro, mas um voz em minha mente sempre dizia "voce pode sem isso, vamo la, candango". Sigo sem ler essas literaturas, mas nao descarto :) abs, luz e paz

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkkk
    Adorei!
    Quero comprar o primeiro e posso te ajudar a escrever o quinto.... Era profissional no assunto!
    Estava com saudades do blog. Atualizei tudo hoje!
    Bjs
    d

    ResponderExcluir