segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Reeleição

Aqui em casa o Presidente está reeleito.

Nos últimos quatro anos, fez um corte drástico nos gastos de viagem do Ministro da Fazenda e da Ministra da Educação. As despesas com outros itens supérfluos como idas ao cinema, a festivais de música e a eventos noturnos, mesmo aqueles em que só é preciso levar o que for beber, também despencaram. Tendem a zero há vários meses.

O consumo das famílias, entretanto, aumentou. Itens antes inexistentes na mesa das pessoas, como leite em pó, Danoninho e gelatinas de todas as cores, hoje são uma realidade diária. Nunca antes na história desse país consumiu-se tanta farinha láctea. Logo nos primeiros meses de mandato do Presidente, a indústria de fraldas descartáveis teve um crescimento de aproximadamente 500%. O comércio também se manteve aquecido e obteve lucros inéditos, em especial o de vestuário infantil e o de brinquedos.

A área da saúde também tem apresentado índices positivos. Com medidas simples, como remédios preventivos e melhorias na textura dos alimentos, conseguimos desopilar as emergências dos hospitais. Sabemos que ainda há muito para fazer, em especial na questão do excesso de viroses por ano. Por isso esse Governo está lançando o programa Menos Médicos, com uma série de ações para reduzir as visitas ao pediatra.

Como todos sabem, uma das medidas mais revolucionárias do primeiro mandato do nosso Presidente foi a redução da quantidade excessiva de Ministérios. O Ministro da Fazenda acumulou também as funções de Ministro do Planejamento, do Esporte, da Cultura e do Turismo. A Ministra da Educação, por sua vez, passou a comandar também as pastas da Saúde, dos Transportes e da Agricultura, além da Secretaria Especial dos Direitos da Mulher, com foco especial no direito de demorar para se vestir. Para o bem geral da nação, decidiu-se manter o Ministério da Casa Civil com um sistema de revezamento de Secretárias, que são “os braços direito e esquerdo” do nosso Presidente, em especial nos momentos de comer, de tomar banho e de botar os vídeos da Galinha Pintadinha.

Os assuntos referentes à mobilidade urbana continuam sendo um grande desafio. A nação continua engatinhando para uma solução, mas ainda não anda com as próprias pernas. Soluções provisórias, como os programas assistenciais Colo do Papai, Colo da Mamãe e Carrinho de Bebê já dão claros sinais de que logo não serão suficientes para suportar a demanda por locomoção. Mas o Governo está comprometido a encontrar alternativas já no primeiro ano do novo mandato, com auxílio de uma comissão de especialistas e fisioterapeutas.

A sustentabilidade é também prioridade para o nosso Presidente, que dedica atenção especial para o abastecimento de água. Grande admirador de pias com água corrente – a ponto de ter desenvolvido uma obsessão por banheiros e cozinhas –, Vossa Excelência implantou um sistema de compensação: todos os dias, em vez de abrir o chuveiro, toma banho em seu miniofurô, que é muito divertido e ainda economiza água. Há também uma grande preocupação com as matas, visto que um passeio pela sombra das árvores continua sendo sua segunda opção preferida de lazer, atrás apenas de mergulho em piscinas de bolinhas.

O tema educação se mantém como a maior bandeira desse Governo. Para atender as diversas necessidades de aprendizado, o Presidente implantou um sistema multidisciplinar, com terapias e atividades especiais pela manhã e currículo tradicional em escola regular à tarde. Os índices do IDEB apresentaram sensível melhora, mas sabemos que, assim como na questão da mobilidade, algumas mudanças serão necessárias para atingir as próximas metas. A Ministra da Educação e o Ministro da Fazenda estão trabalhando em parceria para encontrar o melhor modelo de educação para o País. O Presidente solicitou que eles apresentem um pacote de medidas para implantação já em 2015.

Já são quase quatro anos de grandes mudanças. Nosso País passou por algumas das suas piores crises, mas saiu fortalecido de cada uma delas. Desde o início da campanha, as pesquisas davam a reeleição do Presidente como certa. Pois durante todo seu mandato, governou com quase 100% de aprovação, caindo alguns pontos apenas quando enfiava os dedos na boca e vomitava tudo o que comia. No início havia muito medo. O futuro era incerto. Os países em volta olhavam com receio. Mas aos poucos, os problemas foram sendo contornados. O Presidente se revelou a figura mais carismática que esse País já conheceu. Sem dizer uma palavra, é capaz de convencer pais, mães, avós, tios, primos, médicos, professores e babás a fazerem o que ele deseja. Hoje vivemos uma vida comum, com preocupações comuns, como qualquer família com criança em casa. E podemos repetir uma famosa frase com propriedade. A esperança venceu o medo.


19 comentários:

  1. Pode só bater palma? Pro texto, pra família e pro Presidente? Que bom ler novamente algumas linhas neste blog. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você bater palmas, o Presidente vai querer acompanhá-lo. Ele adora bater palmas.

      Excluir
  2. Adorei o post de hoje! Sou fã do seu blog Fábio e não deixe de atualizar! Cada dia que passa, sou mais apaixonada pelo Tom Tom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou seu fã também. E apaixonado pelo Tom. Temos muito em comum.

      Excluir
  3. Texto lindo, como sempre! Adorei! Amei a foto nova tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Câmera nova, centenas de fotos novas. Você finalmente se livrou de me emprestar a máquina.

      Excluir
  4. Faltou mencionar a Secretaria de Comunicação, que na gestão do atual presidente só tem melhorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlinhos. Essa Secretaria andava sem trabalhar muito, mas pretende recuperar o atraso. Abraço.

      Excluir
  5. Adoro ler seus textos! Acho que deveria escrever um livro rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Divertido, emocionante, esclarecedor! Esperançoso e digno também se aplicam! Não deixa a gente tanto tempo sem esse acalento semanal, vai! Obrigada!! :)

    ResponderExcluir
  7. Que bom voltar a ler um texto seu... Muito bom mesmo... Adorei....

    ResponderExcluir
  8. TomTom ! Pequeno que nos dá tanta alegria e tanta preocupação. Seu pai, guerreiro da melhor cepa, nos brinda com este texto de leveza singular. Um néctar para o espírito.

    ResponderExcluir
  9. Quando eu crescer, quero escrever igual a você hahahahaa parabéns pela criatividade e pelo ótimo trabalho a frente do Ministério da Fazenda!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fábio!! Aqui é Camila mãe do Miguel. Não tenho um contato seu (larguei o facebook), mas queria muito avisá-los que tá rolando um festival de cinema sobre inclusão no CCBB de hoje (2/3) a 14/3/06. Sensacional!! Tive o prazer de assistir três agora a tarde, com olhares bem distintos e também muito tocantes em relação ao tema. Vale demais!!! Beijo pra vocês e pro querido Tom! Meu telefone: 99797899
    Ainda estão no MPC??

    ResponderExcluir
  11. Oi Fábio!! Aqui é Camila mãe do Miguel. Não tenho um contato seu (larguei o facebook), mas queria muito avisá-los que tá rolando um festival de cinema sobre inclusão no CCBB de hoje (2/3) a 14/3/06. Sensacional!! Tive o prazer de assistir três agora a tarde, com olhares bem distintos e também muito tocantes em relação ao tema. Vale demais!!! Beijo pra vocês e pro querido Tom! Meu telefone: 99797899
    Ainda estão no MPC??

    ResponderExcluir